ES
EN

O que é Preservação Audiovisual?

O que é Preservação Audiovisual

Uma das missões da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) é oferecer bases sólidas para a compreensão da complexidade do processo que denominamos preservação audiovisual. A ampliação do acesso a obras digitalizadas nos últimos anos, seja através de plataformas de exibição ou através do compartilhamento de arquivos digitais, auxiliou na consolidação de alguns equívocos. A facilidade no acesso possibilita a falsa compreensão que uma obra disponibilizada digitalmente na Internet está preservada, ou, então, que a digitalização de um título em película significa que o mesmo tenha sido restaurado e que, supostamente, se encontra em sua melhor versão. Apesar de serem ações importantes para a circulação de um filme ou produto audiovisual, elas não são garantia de que esta obra possua condições de existência a longo prazo.

O que define, portanto, a Preservação Audiovisual?

De acordo com Carlos Roberto de Souza, pesquisador, preservacionista audiovisual e autor da tese A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil (ver SOUZA, 2009), “a preservação será entendida como o conjunto dos procedimentos, princípios, técnicas e práticas necessários para a manutenção da integridade do documento audiovisual e garantia permanente da possibilidade de sua experiência intelectual”. Para isso, é necessária a execução de várias ações integradas, tais como: práticas adequadas de conservação preventiva; procedimentos de copiagem e restauro para que os artefatos deteriorados se aproximem do seu estado original; coleta e registro de informações sobre os materiais e o seu conteúdo, e fomento ao acesso através de atividades de difusão e pesquisa.

O trabalho da preservação audiovisual engloba, portanto, uma série de atividades que são igualmente importantes. São elas:

  • Prospecção e coleta
  • Catalogação
  • Conservação
  • Duplicação
  • Migração de suporte
  • Restauração
  • Pesquisa e documentação
  • Difusão e acesso
 

Tais atividades cumprem funções diversas no objetivo primordial da preservação audiovisual, que consiste em garantir que as imagens e/ou sons produzidos nos mais diversos suportes e formatos ao longo da história possam ser experimentados através do tempo. Isso engloba décadas de produção audiovisual e compreende as especificidades de preservação de diversas mídias – filme analógico, digital, fita magnética, entre muitas outras – o que se consolida como um grande desafio do nosso campo.

Além disso, sabemos que vivemos no Brasil em um cenário de precariedade e poucos recursos para as instituições de salvaguarda do nosso patrimônio audiovisual (consultem o Plano Nacional de Preservação Audiovisual, elaborado pela ABPA em 2016, para um diagnóstico e metas para o setor) e que nem sempre todas as ações necessárias para manutenção do patrimônio audiovisual podem ser cumpridas de forma plena.
Um material audiovisual nunca está plenamente preservado. A manutenção de sua existência exige ações constantes, instituições de salvaguarda com estrutura para a manutenção dos processos de preservação e profissionais capacitados atuando nas diversas frentes da preservação audiovisual.

Categorias