ES
EN

Mapeamento de acervos audiovisuais e sonoros

Mapeamento de acervos audiovisuais e sonoros

As ações do grupo de trabalho (GT) de Mapeamento de acervos audiovisuais e sonoros da ABPA têm por objetivos:

  • conhecer os arquivos audiovisuais e sonoros sediados no Brasil;
  • subsidiar, através das informações produto deste levantamento, ações de promoção, integração e colaboração entre os arquivos;
  • encorajar e gerar estudos e projetos em políticas públicas atendendo à importante necessidade de preservação de nosso patrimônio cultural audiovisual e sonoro;
  • dar visibilidade para os arquivos sonoros e audiovisuais no âmbito dos cenários cultural, educacional e político no Brasil;
  • disseminar dados que demonstrem a real e efetiva presença dos arquivos sonoros e audiovisuais no Brasil bem como suas necessidades, suscitando mobilização para que haja condições adequadas para continuarem em sua missão.  

 Assim, estamos buscando informações sobre os arquivos sonoros e audiovisuais brasileiros incluindo as instituições que os abrigam, pessoas responsáveis e os seus recursos documentais.

 

INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL

Este GT da ABPA está integrado a uma iniciativa de arquivos sonoros e audiovisuais ibero-americanos através da rede RIPDASA: Rede Ibero-Americana de Preservação Digital de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (RIPDASA), estabelecida sob os auspícios do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED).

É uma iniciativa que vincula pesquisadores e arquivistas da América Latina e Península Ibérica em busca de soluções de preservação digital buscando reduzir o risco de perda documental. A coordenação geral da RIPDASA está a cargo do Instituto de Pesquisa em Bibliotecas e Informações (IIBI) da Universidade Nacional Autônoma do México, e o levantamento local no Brasil está sendo realizado em colaboração com a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e, a partir daqui, em colaboração com a ABPA.

Participam da RIPDASA até o momento instituições e grupos de pesquisa da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Uruguai e Costa Rica, havendo representantes de vários países em processo de admissão como Bolívia. Atualmente a RIPDASA conduz um projeto de base para viabilizar suas ações através do Observatório de Arquivos Sonoros e Audiovisuais Ibero-americano, utilizando uma nova ferramenta de visualização de dados geográficos desenvolvida pela UNAM, através da qual estão sendo mapeados arquivos em diversos países latino-americanos.

A RIPDASA gera publicações científicas e de divulgação sobre a situação dos arquivos sonoros e audiovisuais e desenvolve um programa de atualização profissional por meio de seminários on-line gratuitos.

A rede de cooperação também busca criar sinergias entre instituições dedicadas à documentação sonora e audiovisual para a geração de conhecimentos e de políticas públicas para a preservação do patrimônio cultural da região e conta para isso com o suporte e apoio da Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA) e da Federação Internacional de Arquivos de Televisão (FIAT/IFTA), bem como do Programa Ibermemoria sonora y visual.