No último dia 26 de junho foi encerrada a 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP. No evento acontece anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, onde a ABPA realizou a sua Assembleia Geral e reuniões de trabalho para a consolidação da versão atualizada do Plano Nacional de Preservação Audiovisual (PNPA). Este ano foi marcado pela retomada do diálogo com o Ministério da Cultura, representado pela Secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, e a Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes e equipe, que estiveram presentes no evento.
Em abril deste ano, a ABPA criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de atualizar o PNPA, lançado em 2016 na 11ª edição da CineOP. A atualização do PNPA ocorre em um momento crucial para a consolidação do papel da preservação na cadeia produtiva audiovisual brasileira, através da implementação de políticas públicas voltadas para o setor. O PNPA visa subsidiar a criação de uma política nacional de preservação audiovisual, descentralizada e perene, e promover o desenvolvimento da área.
A atualização do PNPA foi coordenada pela ABPA, com contribuições de profissionais do audiovisual que integram os grupos de trabalho do Fórum de Tiradentes e os participantes do Encontro de Arquivos, representando o esforço contínuo dos profissionais da preservação audiovisual em aumentar a visibilidade e valorizar essa área. Ao término do encontro, o plano foi entregue à Secretaria do Audiovisual do MinC, representada por Daniela Fernandes, selando o compromisso do novo governo em atender às demandas do setor e manter um canal aberto de diálogo.
Viva o audiovisual brasileiro! Viva a preservação!

