A @idfb_cinelimite e a @abpreservacaoaudiovisual apresentam, ao longo de outubro, novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a Digitalização Viajante – um projeto de digitalização móvel e gratuita de filmes em bitola Super 8 e 8mm em 2K.
No último ano, no decorrer das ações de digitalização da IDFB, foram percebidas questões muito graves de hiperconcentração geográfica no que se refere às oportunidades de digitalização de materiais em película cinematográfica no Brasil. Concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, prioritariamente, as empresas que realizam digitalização profissional são poucas, não conseguindo atender à demanda nacional; e também apresentam custos elevados de operação, o que faz com que o serviço se torne inacessível para um grupo mais amplo de indivíduos ou instituições. Além disso, é muito comum que filmes considerados “amadores” e/ou “caseiros” estejam à margem das escassas políticas públicas para a digitalização do cinema brasileiro.
A princípio, a chamada aberta estará disponível para as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Recife (PE), Teresina (PI) e São Paulo (SP).
Esta é apenas a primeira fase do projeto. A intenção é ampliar as nossas parcerias, atingindo cada vez mais instituições, arquivos e pessoas em diversos estados do Brasil. Estar em apenas 7 cidades durante 3 meses, infelizmente, não é o suficiente para começar a mitigar a defasagem de digitalização que enfrentamos hoje no país.
Gostaríamos também de continuar realizando próximas fases em outros estados e cidades do Brasil. Para isso, buscamos instituições ou indivíduos que se interessem em nos receber.
ABPA entrega a versão atualizada do Plano Nacional de Preservação Audiovisual à Secretaria do Audiovisual
No último dia 26 de junho foi encerrada a 18ª
