ES
EN

Repositório de Referências

Repositório de Referências

Documentos nacionais

▸ BUTRUCE, Débora Lucia Vieira. A restauração de filmes no Brasil e a incorporação da tecnologia digital no século XXI. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível aqui.

▸ CESARO, Caio Júlio. Preservação e restauração cinematográficas no Brasil: a restauração do acervo de Hikoma Udhiara. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível aqui.

▸ CORREA JR., Fausto Douglas. O cinema como instituição: a Federação Internacional de Arquivos de Filmes (1948 – 1960). Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012. Disponível aqui

▸ COSTA, Alessandro Ferreira. Gestão arquivística na era do cinema digital: formação de acervos de documentos digitais provindos da prática cinematográfica. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível aqui.

▸ LINDNER, Maria Laura Souza Alves Bezerra. Políticas para a preservação audiovisual no Brasil (1995 – 2010) ou “Para que eles continuem vivos através de novos modos de vê–los”. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes Humanidades e Ciências, Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2013. Disponível aqui

▸ MENDONÇA, Tânia. Museus da imagem e do som: o desafio do processo de musealização dos acervos audiovisuais no Brasil. Tese (Doutorado) – Departamento de Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2012. Disponível aqui.

▸ SOUZA, Carlos Roberto Rodrigues de. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. Tese (Doutorado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível aqui.

▸ BUARQUE, Marco Dreer. Entre grãos e pixels, os dilemas éticos na restauração de filmes: o caso de Terra em transe. Dissertação (Mestrado em História Política e Bens Culturais), Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro, 2011. Disponível aqui.

▸ COELHO, Maria Fernanda Curado. A experiência brasileira na conservação de acervos audiovisuais: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível aqui.

▸ CORREA JR., Fausto Douglas. Cinematecas e cineclubes: política e cinema no projeto da Cinemateca Brasileira (1952/ 1973). Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007. Disponível aqui.

▸ COSTA, Silvia Ramos Gomes da. As ondas de destruição: a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível aqui.

▸ FOSTER, Lila Silva. Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível aqui.

▸ FREITAS, Jussara Vitoria de. Laboratório cinema e conservação: conservação preventiva e gerenciamento da informação. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível aqui.

▸ FURST, Alexandre. Vulnerabilidade de películas cinematográficas: manuseio, conservação, digitalização (desenvolvimento de CD-ROM). Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível aqui.

▸ FUTEMMA, Olga Toshiko. Rastro de perícia, método e intuição: descrição do arquivo Paulo Emilio Salles Gomes. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. 

▸ LIMA, Ninna de Araújo Carneiro. Preservação digital no Programa de História Oral do CPDOC: rotinas e práticas de gestão e preservação. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC), 2022. Disponível aqui.

▸ MATTOS, José Francisco de Oliveira. A representação por palavras do conteúdo de imagens em movimento: uma perspectiva documentária. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. 

▸ MOURA, Simone Rolim. Entre memórias e preservação: uma etnografia sobre a implantação da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre – RS. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível aqui.

▸ NOGUEIRA, Soraia Nunes. A imagem cinematográfica como objeto colecionável: o colecionador na era digital. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível aqui.

▸ OLIVEIRA, Angélica Gasparotto de. Preservação de acervos fílmicos no Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível aqui

▸ PEREIRA, Marcelo (La Carretta) Enrique López da Cunha. Cinema: memória audiovisual do mundo. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponível aqui.

▸ POUGY, Alice. A Cinemateca do MAM e os cineclubes do Rio de Janeiro: formação de uma cultura cinematográfica na cidade. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1996.

▸ QUENTAL, José Luiz de Araújo. A preservação cinematográfica no Brasil e a construção de uma cinemateca na Belacap: a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1948–1965). Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2010. Disponível aqui.

▸ REISEWITZ, Lúcia. O acervo cinematográfico brasileiro como recurso ambiental: direito à preservação da memória, ação e identidade do povo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000.

▸ SOARES, Natália de Castro. A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível aqui.

▸ VASQUES, Alexandre Ramos. Nos rastros de Limite : um estudo de caso na história da preservação das imagens em movimento no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível aqui.